Monday, December 18, 2006

Minha Banca de Qualificação - Que honra!
Professores: Dr. Norberto Jacob Etges; Eu, Doutoranda Marise Borba da Silva, Dr. Héctor Ricardo Léis, Dra. Julia Silva Guivant e Dr. Franz Josef Bruseke.


A tese de Doutorado...

Fui meter-me nessa louca aventura do saber: não quero dizer que vou "desvendar" para não ter que comprometer-me a tirar o véu de coisa alguma, mas foi o que escolhi: estudar e compreender melhor a saga da nanotecnologia, que eclodiu nos interstícios da ciência do nanopequeno, em busca da maioridade! O "amor à primeira vista" pela coisa veio com leituras de Pierre Lévy e com as aulas de meu Professor de Mestrado: Norberto J. Etges! Desde lá, desde 1992, estes já me aguçavam a mente para deixar-se ocupar por essa "caixa de Pandora" para muitos temida, que surgiu na calada do cotidiano, subrepticiamente, como a não querer misturar-se ao óbvio. E desde então fui lendo, lendo, lendo, estudando, discutindo e perseguindo tudo o que dizia e diz respeito à nano buscando ter além da necessária armadura de escafandrista muito mais recursos para me manter no fundo.
Foi então que surgiu, eu diria, por um desses encontros feitos de encantamentos , na minha história, o Professor Dr. Héctor Ricardo Léis, que me acolheu como sua orientanda, com a mais carinhosa forma de aceitar tal emprendimento, nada fácil para alguém sempre tão ocupado! Eu lhe tenho, por sua dedicação e por seu apoio constante, o maior apreço! Suas intervenções colocaram "nanoenergia" no meu desempenho; esse mestre foi sempre solícito e constante no meu estudo. A comprensão que me aplacava algumas "dores" por certos obstáculos de todo tipo que me desafiavam na vida pessoal e acadêmica.
Incluo ainda o meu querido ex-professor do Mestrado, Professor Dr. Selvino Assman, que também foi de extrema simpatia e despreendimento quando o convidei para ser meu co-orientador! Meu "amigo" virtual e, curiosamente, ambos adoramos um bom vinho!!!
Não posso esquecer dos, também muito caros a mim, Professores Dr. Franz J. Bruseke e Dra. Julia Silvia Guivant. Que simpática acolhida à minha solicitação para participarem de minha banca!
MUITÍSSIMO OBRIGADA A TODOS ELES!!!
NOTAS ESPECIAIS - Trabalhos com pesquisa em nanotecnologia
Visita ao Laboratório de LFFS - Laboratório de Filmes Finos e Superfícies
Centro de Ciências Físicas e Matemáticas - CFM
Departamento de Física - Bloco G.
Universidade Federal de Santa Catarina
Agradecimento especial ao Professor Dr. André Avelino Pasa
Visita ao Departamento de Ciências Fisiológicas
Universidade Federal de Santa Catarina
Agradecimento especial à Profesora Doutora Tania Beatriz Creczynski
Desenvolve uma nova linha de pesquisa relacionada à nanotecnologia (sistemas biomiméticos) que envolve estudos com lipossomos e membranas lipídicas imolilizadas em suportes sólidos, materiais que podem ter aplicação no desenvolvimento de estruturas para a liberação controlada de fármacos e de biosensores.

No comments: